Você conhece o efeito EPOC (Consumo de oxigênio pós exercício de intensidade), o consumo de oxigênio serve como base métrica para entendermos quantas calorias estamos queimando em um determinado período de tempo, e o efeito EPOC é um efeito após exercícios de intensidade alta onde o corpo está queimando mais oxigênio ( e mais calorias) por até 38 horas dependendo da intensidade do seu treino, em um estudo realizado em 2002 em uma universidade de Ohio, descobriram que o efeito EPOC foi elevado até 38 horas após o treino intenso, usando essa informação vamos voltar aos treinos tradicionais, corridas ou esteiras, um determinado aluno começa a correr na esteira ávido por queimar gordura e é isso que disseram para ele que precisava ficar uma hora caminhando na esteira e o aparelho diz para ele que depois de uma hora ele queimou 300 calorias, e também vai existir o efeito EPOC na caminha mas cerca de uma hora já estará recuperado da caminhada de uma hora e seu consumo de oxigênio volta aos níveis normais, enquanto o outro indivíduo efetuou um treino de 20 minutos de intensidade com estímulos intervalados, talvez ele não tenha queimado a mesma quantidade de calorias que você queimou na esteira nessa uma hora, mas  o seu efeito EPOC pode durar até 38 horas ou seja vai estar consumindo energia até 36 horas depois do treino, e ai quando você olha para todo o processo percebe que um gasto calórico (consumo de energia= perda de gordura) é maior em treinamentos de intensidade como os que praticamos na Crossfit Pantaneiros, e você ainda ganha (agilidade, equilíbrio coordenação precisão potência, resistência muscular e Cardiorrespiratória força e velocidade), essa informação é importante mas se não estiver estruturada com hábitos alimentares melhores e descanso provavelmente não vai obter resultados significativos, nós temos um programa de emagrecimento testado que tem funcionado muito bem com nossos alunos.

 

 

Quem não quer saber como queimar as gordurinhas indesejada  sem ficar muito preocupado com as calorias?

Todos nós né!

Então quando você buscar um treinamento com esse objetivo certifique-se que a alimentação é o primeiro passo para que você consiga seus objetivos, sempre ouvimos dos médicos, nutricionistas e treinadores que temos que fazer mais exercícios e comer menos, que assim vai perder gordura e perder peso, talvez essa dica seja mais antiga que a roda brincadeiras a parte muitos desses profissionais acreditam que as calorias são as únicas responsáveis pelo ganho de peso, mas perder peso é bem mais complexo que isso, estudos comprovam que diferentes alimentos influenciam na produção de determinados hormônios e na fome de várias maneiras, e grande parte dos problemas com obesidade e excesso de gordura corporal estão ligados a alguns hormônios.

Nossa primeira dica para perder gordura é:

DIMINUA O CONSUMO DE CARBOIDRATOS.

Estudos demostraram que com essa simples mudança, ficar longe de carboidratos como açúcar, farinha entre outros de alto índice glicêmico, o resultado de perda de gordura corporal começa rapidamente sem muitos esforços iniciais. Em um estudo realizado pela Universidade de Cincinnati em 2009, 53 mulheres obesas foram dividias aleatoriamente em dois grupos, um com restrição calórica, baixo teor de gordura e o outro grupo com baixo teor de carboidratos durante seis meses. Enquanto o grupo restrito de calorias, baixo teor de gordura perdeu cerca de 8,6 lbs. (3,9 kg), as mulheres no grupo com baixo teor de carboidratos perderam 18,7 lbs. (8,5 kg). Simplesmente usaram a estratégia de comer até que estivessem cheios, o grupo de baixas quantidades de carboidratos perdeu o dobro de peso.

Se você está precisando perder peso ou gordura corporal, comece por eliminar a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico, como (açúcar, doces em geral, refrigerantes, farinhas, pães e massas em geral, alimentos com muito amido).

Importante:

Se você é um atleta de rendimento ou de crossfit ou não é um atleta mas treina bem forte, reduzir os carboidratos pode potencialmente prejudicar o desempenho atlético, a ingestão de carboidratos vai ser mais alta para quem quer perder peso, e deve ser feita também com foco em carboidratos de índice glicêmico baixo, carboidratos complexos como por exemplo: Batata doce, cará, mandioca, ervilhas, feijões e vegetais.

 

 

Quando falamos de um objetivo específico que é a perda de gordura, não podemos deixar de olhar de maneira global para nosso organismo e para nossa saúde,  também precisamos nos preocupar com manter ou melhorar o ganho de força e de massa muscular, o que você come é muito mais importante do que o quanto você come, em nosso treinamento a característica de intensidade é um dos fatores que vai ajuda-lo muito na queima de gordura corporal, por anos ouvimos as mídias divulgando que a ingestão de gordura que era a vilã,  nos deixando obesos ou acima do peso, e os estudos recentes tem mostrado que o grande vilão são alimentos processados, os carboidratos processados de alto índice glicêmico, então a melhor maneira de perder gordura corporal, é fazer escolhas sábias na hora de comer, escolher alimentos densos nutricionalmente e que não vão causar desregulação hormonal, principalmente da insulina e glucagon, dois hormônios temas deste post, é importante lembrarmos que os hormônios regulam todas as funções do nosso corpo, e por isso estar com eles equilibrados vai contribuir e muito para uma boa saúde e também perda de gordura.

Vamos começar pela insulina, e se você está acima do peso pode jogar a culpa nesse hormônio em particular, o principal papel da insulina é armazenar gordura, ele é um hormônio que regula como nosso corpo usa o alimento/combustível, é um hormônio que tem a função de armazenar nos músculos, fígado e células de gordura a glicose removida da corrente sanguínea. Se você ingerir alimentos que vão manter sempre a insulina elevada (carboidratos processados ou de índice glicêmico alto) logo você vai ter resistência à insulina e consequentemente ao armazenamento de gordura, e esse processo piora porque quanto mais gordos nos tornamos mais resistentes a insulina nos tornamos, e todo esse processo se deve aos carboidratos, sim o pão/massas em excesso/açúcar/sucos e refrigerantes processados etc….

Para entender melhor nosso corpo tem uma capacidade limitada para armazenar carboidratos, inicialmente usamos como energia e posteriormente armazenado como glicogênio no fígado e músculo mas uma vez que esses órgãos estão cheios o restante é armazenado como gordura corporal.

 

E agora vou falar de algo extremamente importante para perder gordura, e para isso preciso falar do outro hormônio deste post, o Glucagon, quando a insulina se mantém sempre elevada, seu organismo não vai conseguir a ação desse hormônio que é seu aliado no processo de perder gordura corporal, vou explicar.

O glucagon desempenha função oposta ao da insulina, ele queima a gordura, como funciona isso? Assim quando ingerimos carboidratos nosso pâncreas libera a insulina, mas quando existe ausência de açúcar (carboidratos), se o seu açúcar no sangue estiver muito baixa o glucagon é secretado, para abastecer os nossos órgãos que precisam de açúcar e energia, e o glucagon vai buscar energia onde existem reservas, no fígado e nas reservas de gordura, sendo assim se você se manter sempre comendo carboidratos de alto índice glicêmico não vai ter a ação do glucagon e consequentemente não vai perder gordura, em nosso programa de emagrecimento temos estratégias e informações constantes que ajudarão os participantes a ter resultados incríveis.

 

Uma das coisas mais importantes em se tratando de proteína é o alto valor biológico delas, ou seja, sua capacidade de absorção pelo organismo. Quando ingerimos proteínas de alto valor biológico absorvemos cerca de 80 a 90%, e se a proteína é de baixo valor biológico absorvemos de 40 a 50%. As fontes de proteínas com mais alto valor biológico são as fontes animais, tais como carnes, aves, peixes, ovos e leite.

A quantidade de consumo necessária vai variar com o nível de atividade física e exigência no dia a dia de cada pessoa, além de características individuais, como sexo e peso, entretanto, como parâmetro, temos uma média de consumo de proteína para pessoas fisicamente ativas entre 1g a 2g kg/peso, portanto um homem com 80 kg deve ingerir cerca de 80g a 160g de proteína por dia. Lembrando que, por exemplo, a carne de frango é uma boa fonte de proteína, mas 100 gramas de frango não tem 100 gramas de proteína.

 

 

 

Um dos maiores erros que descobrimos no treinamento é quando as pessoas acham que mais é melhor, e passam a treinar muito (em volume de treino) para ter resultados de emagrecimento. ISTO É UM ERRO! Exagerar na quantidade pode fazer mais mal do que bem. O mais importante no treinamento/resultado é a QUALIDADE, não a quantidade, e um dos maiores erros no emagrecimento é a quantidade de atividade aeróbica, que por muitos anos foi disseminada para a perda de peso, pois não é a forma mais eficiente de perder gordura, e também não é a forma mais eficiente de se manter saudável. Vou explicar: com o excesso de atividade aeróbica vem o aumento do hormônio cortisol, e consequentemente o açúcar no seu sangue também vai subir, seu organismo vai começar a criar mais insulina dessa forma, mais insulina significa mais resistência a insulina e todo esse processo significa mais armazenamento de gordura.

E por muitas vezes você estará perdendo muito músculo nesse processo da forma descrita acima, podemos perceber o grau de qualidade muscular de pessoas que praticam corrida profissionalmente, você já observou qual é o aspecto muscular desses atletas?

Outro fator que observamos em atividades aeróbicas de grande volume é que seu organismo vai se adaptar aos estímulos constantes e seus resultados de perda de gordura vão se estagnar, fazendo que com que você busque estímulos de maior volume, e quanto maior o volume, menos eficiente será de maneira geral – como já relatamos acima.

Seu objetivo é queimar gordura? Então você deve se tornar mais eficiente nesse objetivo, e a melhor maneira de queimar sua gordura corporal são treinos com intensidade e curta duração, além, é claro, de bons hábitos alimentares aliados a descanso. Podemos usar um exemplo fácil de entender: imagine o consumo de combustível em uma viagem de longa duração e o consumo de combustível quando dirigimos na cidade… consegue ver a diferença? Algo semelhante acontece com o nosso corpo, nosso consumo energético durante e depois dos treinos intensos é bem alto, chegando até a 48 horas depois do treino, e sem perda de massa muscular, desde que sua alimentação esteja adequada.

Lembrem-se que estamos falando de perda de gordura, não de perda de peso somente, o grande sonho de todos é perder peso (gordura) e manter, ou até ganhar massa muscular, em nosso programa de emagrecimento, conseguimos resultados fantásticos com muitos alunos!

Está sem tempo para treinar?

Não encontra motivação para treinar?

Seu treino não está te estimulando?

Está sedentário, e precisa mudar sua vida?

 

MUDE SUAS ATITUDES!

Pergunte para você mesmo se já teve as seguintes ações:

Você fica se lamentando por falta de tempo ou falta de disposição para treinar em vez de agir?
Em vez de arrumar tempo e começar a fazer algo, você só reclama?

Nas primeiras dificuldades e dores que acontecerem, logo da desculpas e justificativas para não treinar?

 

Se você está à procura de informações e atitudes que farão você mudar, melhorar sua saúde, parar de se alto boicotar, sair desta forma física e se tornar um organismo mais saudável, ter muito sucesso no treinamento, podem ser essas as informações:

Não se queixem.

Não reclame.

Não dê desculpas.

Algumas pessoas poderão pensar que estes conselhos são ingênuos ou bregas, talvez clichê, mas se você pensar um pouco sobre o que eles significam, e principalmente, quem você irá se tornar fisicamente e com saúde se você cumpri-los. Com certeza não será mais ingênuo nem brega.

Vamos pensar um pouco, quantas dessas três atitudes vemos todos os dias?

Qual dessas atitudes eu tenho todos os dias?

Quanto essas minhas atitudes estão totalmente ligadas ao meu sucesso?

Sabemos que se agirmos com uma ou as três das atitudes acima não teremos sucesso.

Lamentação por falta de tempo é uma atitude que deixa bem claro que fazer exercícios não é nossa prioridade, sendo assim nossa saúde, alto estima, disposição e bem estar também não são, correto? Faz sentido para você?

Não gaste energia com lamentações, queixas e reclamações, gaste energia em deixar seu organismo mais apto fisicamente.

Assuma o controle do seu resultado físico, em vez de reclamar por falta de tempo ou desistir no primeiro obstáculo ou dor ao fazer exercícios, persista,entenda como uma oportunidade desafiadora que com certeza irá torná-lo uma pessoa melhor.

                  

E as desculpas?

Ao pensar em desculpasvocê está dando o primeiro passo para se distanciar do seu verdadeiro potencial, e o deixa em um terreno instável, vulnerável, e quanto mais  você se permitir a dar desculpas,  mais você vai se desculpar se afastando cada vez mais do sucesso.

Lembre-se, nosso sucesso em tudo o que fazemos é em grande parte associado à nossa capacidade de enfrentar o que quer que venha pela frente, sempre com otimismo, atitude positiva, e ação, não importa quem você é ou o que você fez até agora, você pode mudar sua vida e vamos te ajudar aqui na Crossfit Pantaneiros,não há espaço para se lamentar, reclamar, e nem dar desculpas vamos ajudar você a chegar na sua melhor forma física.

Na próxima vez que se ver tentando alguma dessas atitudes, lembre-se, estamos aqui para neutralizar essas atitudes negativas e levá-lo ao seu melhor potencial físico.

 

 

 

 

 

COMO ENSINAMOS NA CROSSFIT PANTANEIROS, E COMO NOSSOS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS?

Quando nossos alunos estão realizando um movimento com pouca eficiência podendo prejudica-lo, rapidamente um dos nossos coachs irá se aproximar, o que ele mais quer é ajudá-lo a entender o que você está fazendo de errado, e quais as maneiras mais eficazes de realizar o movimento, é isso que o coach irá fazer, e no processo de ensino aprendizado dentro de nossa academia vamos usar todas as técnicas didáticas que existem para termos êxito no ensino.

Sendo assim nossos   coach ensinam os movimentos em padrões de progressões onde todos os alunos vão aprendendo cada movimento de forma progressiva e dos movimentos mais simples para os complexos, vamos dar sinais, ou palavras, e você vai entender…Ou vamos  demonstrar em movimento seu erro e demonstrar como é o correto, ou por meio de um vídeo…o que mais importa é que não vamos deixar você realizar o movimento de forma ruim porque isso pode lhe prejudicar.

Nós seres humanos aprendemos de três maneiras diferentes, com informações verbais, visuais ou físicas, e compreender como que aprendemos, e qual das ações que mais consigo assimilar no aprendizado é de suma importância para evolução no treinamento na Crossfit Pantaneiros, aqui em nossa academia vamos estimular todos os sentidos dos alunos para que ele aos poucos comece a descobrir quais as didáticas e técnicas pedagógicas e de aprendizado vão lhe ajudar mais, então usamos todos os aspectos diferentes do aprendizado humano, visão, audição e físicas, para melhorar as habilidades o mais rápido e conquistar a maior gama de benefícios com nosso treinamento.

Uma dica importante para quem está começando, certifique-se que você compreendeu o motivo pelo qual você foi corrigido e busque se concentrar nessa uma hora de treino para absorver melhor o conteúdo.

Singer (1980) sugeriu que a percepção visual é provavelmente a mais importante fonte de informação para os esportes, que cerca de 65% das pessoas apreendem por estímulos visuais.

Após uma sessão de treino ou mesmo nos próximos dias após seu início no treinamento, uma estratégia boa para aprender mais rápido e eficiente os movimentos, é imaginar a execução deles em seus pensamentos, lembrar dos estímulos visuais dados e assistir novamente em sua memória cada passo dos movimentos que foram executados a fim de fixar em seu padrão de movimento, outra dica muito importante é assistir vídeos de outras pessoas executando os movimentos, hoje a internet tem uma gama de vídeos em Slow, o que nos propicia um aprendizado de cada etapa do movimento, e com enorme quantidade de dicas e ângulos que podemos fortalecer o que aprendemos na sessão de treino, e assimilar melhor, são essas estratégias usadas por atletas para melhorar sua qualidade técnica e são essas estratégias que vão ajudar a colher melhores benefícios com nosso treinamento.

 

 O QUE PRECISO SABER PARA COMEÇAR A TREINAR CROSSFIT?

 

O Crossfit trouxe à tona e pôs em evidência o levantamento de peso olímpico e o Powerlifiting (levantamento de peso básico), essas modalidades tem cada vez mais atraído adeptos e com isso cada vez mais pessoas querendo melhorar sua performance, parte dessas pessoas buscam seus PR(melhores resultados de cargas) a todo custo, ou sem ter uma maturação física e técnica necessária para se chegar a melhor performance, aqui na Crossfit Pantaneiros gostamos de respeitar a individualidade de maturação de cada um, e estamos sempre dando ênfase aos nossos alunos do quão importante é não negligenciar a curva do aprendizado técnico, cada parte dos movimentos deve ser trabalhado com cargas bem leves e aos poucos acrescentar carga na busca de performance, o quanto é importante aprender a posicionar os pés no momento do impulso, aproveitar ao máximo toda a extensão do quadril e ombros na puxada, cotovelos para cima e as demais fases de cada um dos movimentos, no Clean andjerk, Snatch. Bem como manter a estabilidade da linha média (core) nos movimentos de terra e agachamento.

Bem já conversamos sobre alguns princípios, vamos falar do ponto principal deste post.

Para ser bem sucedido no Crossfit precisamos dar uma ênfase a PACIÊNCIA, treinar levantamento de peso olímpico e levantamento de peso básico, requer paciência e muita atenção nos treinos, a técnica é muito importante e você vai perceber que quando se fala em treinar agilidade, equilíbrio precisão e coordenação os movimentos que treinamos vão exigir ao máximo suas habilidades motoras.

A prática vai levar vocês todos a evolução e devemos ter em mente que coisas boas na vida precisam ser conquistadas e levam tempo e pensando nisso paciência é uma necessidade.

A sua capacidade neural, que está ligada a capacidade de mandar estímulos para o seu corpo, principalmente a coordenação, deve estar completamente focada, pois os movimentos devem ser executados de uma forma correta dentro da técnica de cada movimento, para que seu corpo tenha um bom desempenho físico.

Muito se fala sobre lesões no Crossfit, mas pouco se mostra dentro dessas perspectivas. O Crossfit, assim como qualquer outro esporte (vôlei, futebol, basquetebol) está propício à lesões. Todos sabem que dentro do esporte lesões sempre acontecem. É interessante observamos pessoas convictas de fatos que realmente não existem, e o pior é que não querem saber ou não querem procurar a verdade, porque não desejam que suas ilusões sejam desmanchadas.
Por meio de vários estudos que analisaram a incidência de lesões dentro dos esportes, no Crossfit segundo Hak e colaboradores (2013), determinaram a incidência de lesões em atletas de CrossFit através de um questionário online. Os autores observam uma taxa de lesão de 3,1 por 1000 horas de treinamento. Resultados similares foram reportados por Moran e colaboradores (2017), Montalvo e colaboradores (2017), Aune &Powers (2016), Summitt e colaboradores (2016) Giordino&Weinsenthal (2014) que estão apresentados na figura acima. Além disso, Klimek e colaboradores (2017) vão mais longe e afirmam que a taxa de lesões no CrossFit é comparável ou até menor do que outras formas comuns de exercício físico ou mesmo treinamento de força.
Assim podemos dizer que através de estudos científicos o Crossfit não é lesivo como se diz por aí. O grande problema está por trás de quem está ensinando o método a você. Procurar por profissionais com conhecimento técnico é o mínimo a ser feito. Aqui, na Crossfit Pantaneiros, todos os profissionais passaram por vários cursos de diversas modalidades específicas do Crossfit. Treinamos Crossfit, que nada mais é do que a junção de vários esportes e, como foi dito anteriormente, os esportes são lesivos. Se você treinar de uma forma inadequada e sem técnica você vai se machucar. Dessa forma, se sua convicção é de que o CrossFit é lesivo, infelizmente ela não é sustentada através de evidências científicas. Conheça melhor o método para daí sim tirar suas conclusões sobre lesões.

Referencias bibliográficas:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26535325

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24276294

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27578854

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5010098/

 

Os princípios que norteiam nosso trabalho na crossfit Pantaneiros.

 

Muitos dizem que o Crossfit é perigoso, e é um oásis de lesões e de doenças crônicas, conversando com qualquer aluno nosso logo vai perceber o contrário, e isso acontece porque na Crossfit Pantaneiros você vai encontrar recursos para melhorar sua vida, saúde e se sentir muito feliz em fazer parte da nossa FamiliaPantaneiros.

Valorizamos uma base forte para a saúde, sendo assim disponibilizamos uma nutricionista para ajudar a todos que iniciam atingir seus objetivos, dispomos de um programa de emagrecimento específicos para todos que tem dificuldade em emagrecer.

Valorizamos a qualidade dos movimentos e fornecemos aulas específicas para melhorá-los bem como trabalho de personaltrainer para acelerar ainda mais o aprendizado.

Valorizamos a progressão infinita e individual no treinamento não só física, quando nossos professores vão treinar seus alunos ajudamos a desenvolver não só o despertar físico, mas também emocional, mental e espiritual pois todos estão interligados em um ser só, que é você.

Valorizamos qualidade nos movimentos, no treinamento e também na recuperação, por isso dispomos de um espaço gerenciado por um fisioterapeuto/osteopata com muito conhecimento para atender nossos alunos e ajudá-los a se manter firmes e eficientes nos treinamentos.

 

 

Fornecemos todos esses serviços pensando em uma qualidade de vida geral, não estamos aqui para mostrar músculos ou se gabar por alguma conquista fora da academia, estamos aqui para distanciar nossos alunos de doenças, para que eles possam brincar com seus filhos e netos, vencer montanhas, correr, praticar seus esportes de final de semana com maior qualidade física e técnica, estamos aqui para trazer um treinamento alegre e inclusivo onde a família toda pode treinar e ficar tranquila com a responsabilidade e comprometimento dos professores.

Venha para a famíliapantaneiros.