QUANTO DE CARBOIDRATOS DEVO INGERIR?
QUANTO DE CARBOIDRATOS DEVO INGERIR?
Carboidrato é um dos nossos combustíveis mais importantes para várias funções no nosso organismo e dentre elas está gerar energia para que exista uma ação mecânica (exercício, movimento) pense comigo a grosso modo, quando vamos andar 100 km em nosso carro logo fazemos o cálculo do consumo médio por km para poder abastecer e que a quantidade de combustível que irá para o tanque está relacionada a quanto de distância vou percorrer e quanto meu carro gasta por km, faz sentido esse raciocínio?
A quantidade de ingestão de carboidratos deve ser pensada da mesma forma, quanto de exercício eu realizo e que tipo, qual é o consumo de carboidratos dentro da atividade que pratico mais as necessidades diárias de sobrevivência, quanto é a minha densidade muscular % pois meus músculos serão consumidores ferozes dos carboidratos para realizar movimento e para se recuperar do desgaste sofrido (treino), e ai entra o trabalho do (a) nutricionista com seus conhecimentos para dividir e adequar as suas necessidades reais.
Entenda um pouco como é o processo de absorção e uso do carboidrato pelo organismo:
1 – Quando você ingere os carboidratos eles são despejados em sua corrente sanguínea, e seu FÍGADO é o primeiro a absorver os carboidratos conforme suas necessidades para manter as funções adequadas dos órgãos e manter um fluxo constante de glicose na corrente sanguínea.
Seu fígado vai segurar aprox. 60-100 gramas de carboidratos.
NOTA: quando o seu fígado estiver cheio de carboidratos, sua taxa metabólica permanece ALTA!
2 – O carboidrato que seu fígado não utilizar ele irá para a corrente sanguínea, onde seus músculos irão absorver o máximo que podem (aproximadamente 250-400 gramas). .
3 – Quando seus músculos estiverem abastecidos os carboidratos restantes no sistema serão então convertidos em triglicerídeos e armazenados como gorduras corporais.
Então, a grande questão!!!! como evitar que os carboidratos excedam nos músculos e transbordem, onde o carboidrato se transforme em triglicerídeos e armazenados como gordura?
Mecha-se faça exercícios!!!!!!
O exercício e o movimento contínuo drenam os carboidratos para fora dos nossos músculos para que possamos comer carboidratos e eles não se transformem em gordura corporal!
É por isso que quanto mais você se move, mais carboidratos você pode comer, e quanto menos se move, menos carboidratos você deve comer.
Claro que existem outros fatores influentes, como carga e resposta glicêmica, sensibilidade à insulina, etc …
mas de maneira geral fazer exercícios é sempre um aliado para controlar a obesidade não existe outra solução que será para sempre e o treinamento que temos aqui na Crossfit Pantaneiros vai exigir um gasto calórico e de carboidratos durante o treino e também no pós treino por causa da intensidade.
Como a base do nosso programa de emagrecimento é a informação, quanto maior suas informações nutricionais sobre os carboidratos maior será seu êxito quando for decidir que tipo de carboidrato e as quantidades, normalmente quando começar a paleo terá dois caminhos um mais restrito de carboidratos de 100 a 200 gramas dia e uma ação menos restrita e o que a maioria começa, de 200 a 400 gramas por dia, esses números são uma média, eles podem variar um pouco, e o nutricionista (a) que fará o papel de individualizar o planejamento de cada pessoa.
Um exemplo de que a informação vai ser decisiva é que muitas pessoas acham que as batatas brancas têm muito mais carboidratos do que as batatas doces, ou que não se encaixam em uma dieta paleo, ou em uma dieta de baixo carboidratos cerca de 150 gramas de carboidratos por dia, mas essas pessoas estariam erradas:
Batatas brancas e batatas doces tem mais ou menos a mesma quantidade de carboidratos 1 batata assada média, tem 37 gramas de carboidratos e a mesma quantidade de batata-doce tem 36 gramas de carboidratos, sendo assim se sua dieta estiver sendo planejada com 150 gramas de carboidratos, os 36 ou 37 não mudaria o resultado final.
Não fique muito paranoico com as quantidades você vai se encaixando bem nas próprias necessidades, vai sentindo que determinada quantidade está lhe trazendo boa performance nos treinos, e você está confortável e sem passar fome.
Uma dica do programa de emagrecimento é comece planejando a primeira semana, como tudo na vida com planejamento funciona melhor, mas não torne o processo chato logo no inicio, vamos lá, comece a pensar em cada refeição que vem fazendo e o que você pode substituir pela dieta paleo, se você tem isso em casa, ou se o restaurante que você come tem as opções que precisa, pense sobre isso faça anotações poderão te ajudar a assimilar, vai te ajudar a saber o que tem que comprar e o que tem que jogar fora para não consumir mais, essa primeira estratégia vai lhe ajudar a não errar nas primeiras compras no mercado ou planejar mau seu café da manha ou lanches, e jantas, comece a pensar em quais horários poderá preparar seus alimentos e quais você vai ter que recorrer a restaurantes ou empresas especializadas em comida pronta de verdade.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!